V Encontro de Desporto Adaptado – Igualdade na Diferença em Ação (V EDA)
Realizou-se nos passados dias 14, 15 e 16 de novembro de 2018, em Castelo Branco, o V Encontro de Desporto Adaptado – Igualdade na Diferença em Ação (V EDA). Com a forte organização da Associação de Apoio à Criança do Distrito de Castelo Branco (AACCB), este foi um projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P.
Pelos três dias do V EDA, passaram mais de 500 pessoas, desde palestrantes, atletas, técnicos, treinadores, colaboradores, árbitros, voluntários de modalidades, entre outros. Pretendemos, com este Grande Encontro, promover a prática desportiva inclusiva e levar o desporto a TODOS, desde as pessoas com deficiência à comunidade em geral, tendo em vista o incremento da prática da atividade física independentemente da idade, género e nível de (in)capacidades, promovendo assim a inclusão e integração social.
Após a 5.ª edição desta iniciativa, que mereceu inúmeras congratulações de atletas, treinadores e familiares, decidiu a AACCB organizar o 6.º Encontro já em 2019. Desejamos criar um clima de aventura, convívio e diversão onde as diversas modalidades, serão os elementos centrais de um conjunto de atividades mais abrangentes, contando ainda com a participação de atletas de referencia, nas várias atividades.
No primeiro dia, o Encontro teve início com a realização de uma Ação de Formação de Desporto Adaptado. Nesta ação estiveram presentes selecionadores nacionais e os temas discutidos foram Natação Adaptada, Ténis em Cadeira de Rodas e Basquetebol em Cadeira de Rodas. O Auditório da Escola Superior de Educação de Castelo Branco foi o local da Ação de Formação, e estiveram ainda presentes estudantes de desporto, do ensino secundário e ensino superior das várias escolas da cidades e arredores.
O segundo dia foi realizado nas instalações do Pavilhão Municipal de Castelo Branco, com a presença de 14 delegações a nível nacional no torneio de Boccia por Equipas, AACCB; AERID; ADM Estrela Pinhel; ADM Estrela Vale de Estrela; AFACIDASE de Manteigas; APPACDM de Castelo Branco; APPACDM da Covilhã; APPACDM do Fundão; APPACDM da Sertã; APPACDM de Portalegre; ASTA de Almeida; CERCI da Guarda; Associação Paz e Bem do Soito; CERCI Portalegre; e ABPG de Gouveia. Este dia foi recheado de momentos brilhantes com modalidades de BOCCIA e TÉNIS em Cadeira de Rodas. Foram entregues medalhas e troféus a todas as equipas presentes pelas entidades locais, nomeadamente, Vice-Presidente da Câmara Municipal, Presidente da Junta de Freguesia e Diretor da Segurança Social de Castelo Branco. A estes é enviado um especial agradecimento pela sua colaboração e disponibilidade que revelam ter sempre com a AACCB.
No terceiro e último dia do Encontro, foi realizado a modalidade de Natação Adaptada nas Piscinas Municipais de Castelo Branco e na parte da tarde a realização de Atletismo Adaptado e Tiro com Arco.
Para a dinamização deste encontro contámos com a parceria de associações e instituições albicastrenses ligadas ao desporto, nomeadamente, Academia Pedro Semião e Albisport, Albigec, Juventude Albicastrense, Associação de Atletismo de Castelo Branco e ANAR e a nível nacional, a presença da Federação Portuguesa de Tiro com Arco, Federação de Basquetebol, Federação de Ténis e Federação de Natação, que permitiram esta troca de experiências, contribuindo para a (re)integração da pessoa com deficiência na comunidade.
14 de novembro 2018
15 de novembro 2018
16 de novembro 2018
I Encontro – Deficiência Intelectual e Doença Mental “Incluir as Diferenças”
A Associação de Apoio à Criança do Distrito de Castelo Branco (AACCB) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que presta apoio a pessoas com deficiência intelectual, doença mental grave e/ou outras patologias de natureza psiquiátrica ou neurológica. Funciona em regime de Lar e de Centro de Atividades Ocupacionais, querendo também estar em interação com a comunidade. Para isso, decidiu organizar o I Encontro – Deficiência Intelectual e Doença Mental “Incluir as Diferenças”, com o grande objetivo de ver o tema debatido na região, procurando quebrar preconceitos e tornar todos mais capazes de contribuir para uma inclusão social plena. É um projeto co - financiado pelo INR (Instituto Nacional para a Reabilitação).
O programa, dividido em diversos momentos, abre com uma Mesa Redonda onde será apresentada a AACCB e os desafios que esta instituição pretende abraçar no futuro, almejando tornar-se uma referência na região.
No primeiro painel, serão discutidos o papel da família no bem-estar da pessoa com Doença Mental Grave, o papel das instituições no bem-estar das pessoas com Deficiência Intelectual, bem como as obrigações legais da família para com estas pessoas.
Um segundo painel será dedicado às Perturbações do Neurodesenvolvimento, centrando-se no caso particular da Deficiência Intelectual e do Autismo.
No terceiro painel, a Doença Mental e o mundo atual serão postos em relação.
O Encontro fecha com nova Mesa Redonda, onde psicólogos e psiquiatras debaterão as questões da Família, da Sexualidade e do Envelhecimento ligadas à Deficiência Intelectual e à Doença Mental.
A Delegação Regional do Centro da Ordem dos Psicólogos Portugueses estará representada no evento e terá a cargo a moderação de dois debates.
Haverá ainda espaço para a apresentação do livro Os Dilemas da Bicharada, composto conjuntamente por clientes e colaboradores da AACCB.
Contamos com a sua presença para participar neste grande debate. Consulte o programa completo do evento da página do Facebook da Associação de Apoio à Criança do Distrito de Castelo Branco.